quarta-feira, 5 de abril de 2017

Pré- História Brasileira

O Brasil contribui significativamente para pesquisas arqueológicas, especialmente em Minas Gerais, Piauí e o litoral do Centro-sul do território brasileiro, onde existem rastros da presença humana. A história do Brasil não se iniciou em 1500, já existia no território há bastante tempo. De acordo com o estudos de um grupo de arqueólogos conduzidos por Niède Guidon, foram encontrados indícios e pinturas rupestres na região de São Raimundo Nonato, Piauí, datando a existência de grupos a aproximadamente 48 mil anos. Estima-se, ainda, que os primeiros humanos a chegarem na América, teriam vindo da Ásia e se espalharam até conseguirem chegar ao Brasil.



Vida pré-histórica


Através das descobertas e pesquisas nos territórios brasileiros, chegou-se à conclusão de que os homens que aqui habitavam, viviam da caça, da pesca e de frutos, e as ferramentas por eles utilizadas eram machados e lanças feitas de madeira com pontas de pedras afiadas. A maior parte, no interior, habitava cavernas, todavia no litoral brasileiro, cabanas de madeira e palha eram construídas.

Para cozinhar faziam uso do fogo e usavam este também como forma de proteção, além disso, faziam pinturas nas paredes das cavernas, chamadas pinturas rupestres. O cotidiano era retratado em seus desenhos, que eram feitos com sangue de animais, carvão, minerais misturados com água. Representavam cenas de parto, relações, caça de animais, rituais e outras.



Os pré-históricos brasileiros levavam a vida grandes famílias, realizando a divisão de afazeres entre os homens e as mulheres, onde essas eram encarregadas de preparar os alimentos e cuidar das crianças, e os homens responsáveis por caçar e proteger o grupo. Por estratégia, procuravam morar próximo a rios e lagos a fim de conseguir água mais facilmente para as necessidades que possuíam.

Em decorrência de doenças, ataques de animais e péssimas condições de higiene, a expectativa de vida se localizava entre 25 e 30 anos. No momento em que um indivíduo de seu grupo morria, eles enterravam e praticavam rituais perto do local onde moravam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário